10 de ago. de 2010

Como conseguir um visual clean sem frieza?

A grande preocupação que eu escuto de algumas mamães que querem se aventurar num estilo de decoração mais clean (onde o lema é: menos é mais, porém com fofura rsrsrs) é se o resultado final, com poucos elementos, cenários e bonecos do tema, não ficará frio, insosso ou vazio. Por isso algumas dicas são sempre bem vindas, e claro, muita inspíração com resultados que deixam a gente babando...






Menos é mais. Sim, esta é uma ótima orientação para qualquer projeto, mas exige um pouco mais de atenção e duas palavrinhas mágicas:


SIMETRIA (correspondência em tamanho, forma ou arranjo, de partes em lados opostos de um plano, reta ou ponto, tendo cada parte em um lado a sua contraparte, em ordem reversa, no outro lado) CONTRASTE (oposição acentuada entre duas coisas ou elementos, das quais uma faz sobressair a outra) são as palavras chave. O olho humano se sente muito confortável diante da simetria, diante da harmonia, é relaxante e dá a sensação de que tudo está em seu lugar. Inclusive os rostos considerados mais belos são os mais simétricos, então é uma preferência natural da nossa espécie ser atraído pela simetria e tudo o que está harmonioso.

Por isso abuse deste artificio, ordene os objetos de forma que o que tenha do lado direito da mesa se repita do lado esquerdo não de forma exata, mas semelhante. Disponha doces e guloseimas de forma ordenada contidos em recipientes centralizados ou enfileirados. 

Mas como tudo o que precisa ser notado, o contraste é que fará toda a diferença. Se todos os elementos forem perfeitamente dispostos na mesa, faltará um toque de ousadia ou pode até ficar desinteressante. Por isso um ótimo artifício, quando a disposição é simétrica seria brincar com as alturas. Uma bandeja rasa aqui, uma bomboniere ou vaso alto ali. Isso cria um visual muito interessante e não deixa o resultado monótono.
Quando falamos em contraste não se trata apenas contraste de cores. Contraste de texturas, de proporções, de disposições, de sabores, de estampas...

Em uma decoração clean, os objetos serão poucos porém precisam ser marcantes e impactantes, com forte apelo visual para preencher o espaço que ocupará quase solitário. Personalização de temas e elementos com nome do aniversariante, etiquetas exclusivas ou até mesmo um logotipo personalizado do evento diferenciarão a sua festa criando identidade própria. Quando não há decoração do tipo cenário, esta parte gráfica preenche com perfeição qualquer espaço e faz parceria perfeita com decoração predominantemente comestível. 



by project nursey

by blog frostedevents

by amy atlas


by alguma bossa

by scissors paper cake

by sambelinnas

by alguma bossa


by amy atlas


Outro recurso fundamental são as cores. Festas monocromáticas estão em alta e são interessantes principalmente para os adultos, mas recomendo sempre trabalhar com um mínimo de duas cores. Com apenas duas cores, desde que você seja exigente e rigorosa para que nada saia da palheta de cores, é possível obter o mesmo efeito visual de uma monocromia, porém com uma das palavrinhas mágicas: contraste valorizando ainda mais as cores que você escolheu. 

Exemplos de cores que trabalhadas em pares mesmo sem a interferência de nenhuma outra são sucesso garantido:

rosa chá e marrom
baunilha ou camurça e marrom
azul antigo e marrom
rosa e turqueza
rosa e verde maçã
verde maçã e marrom
cereja e verde esmeralda
lilás/lavanda e verde erva-doce
vermelho e aqua
amarelo canário e azul cobalto
roxo e laranja
branco e preto
azul celeste e vermelho
azul marinho e vermelho
branco e amarelo

Aliás, branco com qualquer uma das cores, trabalhado em dupla ou como parte de uma palheta mais variada fica perfeito.


Em caso de festas infantis delicadeza é fundamental. Mimos como lacinhos, fitas, figuras do tema nos detalhes (como bichinhos, flores, etc), estampas delicadas (bolinhas, listras, xadrez e floral) farão toda diferença para não ficar algo desinteressante ou muito frio. Se usar apenas uma cor, o contraste de estampas é fundamental para não ficar repetitivo.
O ideal mesmo, para não errar, é olhar o máximo de fotos que puder no estilo de decoração que você procura, assim você instintivamente adquire uma espécie de memória visual e perceberá quando algo não está encaixando bem ali, siga sua intuição sempre.
by sambelinnas

Porém  este é apenas mais um estilo entre tantos outros de se decorar um evento ou um ambiente. É como a grande variedade no cinema: comédia, romance, ação, terror, suspense, épicos... Todos tem seu apelo e cabe a você decidir o que combina melhor com a sua personalidade! Eu continuo amando as festas multicoloridas e cenográficas...

3 comentários:

  1. Esse é definitivamente, meu estilo...gosto de produtos, festas tudo mais clean. Gostei das combinações de cores. Seu blog está ótimo viu? Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Trícia! Também adoro este estilo, apesar de mais dificil do que parece ele é realmente muito bonito... Obrigada pelo carinho e volte sempre

    ResponderExcluir
  3. Divino! Idéias... Cores!
    Tudo maravilhoso!
    Muito bacana postar sobre temas mais clean!!!

    ResponderExcluir

Obrigado por sua visita. Deixe seu comentário ou sugestão que entraremos em contato!