14 de ago. de 2010

Festas cenográficas sem medo de errar!


Depois do post sobre festas em estilo mais clean que agrada uma parte dos festamaníacos, recebi muitos e-mails com pedido de ideias para festas com mais elementos, mais carregadas de fantasia, cores e detalhes que agradam a uma outra parte dos que adoram uma festinha!

Festa da Laura (mamãe Lais) by Fabio Oliveira - Happy Fest

Eu ainda não sei em que grupo me encaixo (e porque teria que escolher um grupo, me colocar sob um rótulo, se ter liberdade para passear pelos dois é o mais gostoso?) portanto adorei a ideia e hoje vou postar dicas que acho super charmosas e mais de encontro com nossa infância já que as festas clean são de inspiração internacional (principalmente Eua, Australia, Canadá, Inglaterra, Africa do Sul e Nova Zelandia)...
As festas originalmente brasileiras tem muita extravagância, excesso, abundância, cores, música, gargalhadas e digo isso no melhor dos sentidos, pois a gente por mais difícil que passe tem por tradição de aproveitar ao máximo qualquer festividade. Um povo batalhador que se dá ao direito de extravasar e esquecer qualquer problema por pelo menos algumas horas em comemorações regadas a abraços entusiasmados, comida farta e elementos de encher os olhos, isso está em nosso sangue latino desde os primórdios...

Festas neste estilo trazem todo aquela nostalgia de nossa infância, pois é o que torna uma evento inesquecivel: as cores estonteantes, a sensação quase real de estar no universo do nosso personagem favorito, o empenho de nossa mãe, avós e tias na cozinha por horas preparando cada docinho para que todos comam a vontade (e a gente louco para roubar um rsrsrs), a energia das pessoas que vem prestar sua homenagem, as brincadeiras até escurecer o dia...

Muitos tem dificuldade em fazer uma festa nestes parâmetros, com decoração cenográfica bem evidente, muitos elementos e cores para que não fique algo cansativo ao olhar, sem conexão entre uma mesa e outra, ou que ocupe muito espaço e não sobre para dispor os alimentos ou ainda muito caro devido aos cenários...
Mas vamos dar uma olhada mais atenta ao estilo de festa cenográfico com influência nacional e ver idéias para todos os bolsos.

Características principais que podem aparecer neste estilo (não comentarei música, brincadeiras e cardápio pois isso é indiferente entre os mais diversos estilos de decoração de evento, não sendo nada específico):

- Decoração cenográfica de chão e de mesa, que encanta as crianças por estarem vendo seus personagens favoritos ali presentes de forma quase real

Festa by Mabel da Splash Party




Festa da Ana Luisa (da mamãe Kelly)


- Toalhas da mesa principal bastante marcantes, com babados ou detalhes criativos:
Festa da Leticia (da mamãe Milena)




Festa da Juliana


- Balões: bastante presente, o balão faz parte do imaginário da criança. O adulto esquece e não entende bem como uma bolinha cheia de ar amarrada em uma cordinha pode fazer tanto sucesso entre os pequenos, mas as cores vibrantes e a forma leve que se conecta com o ar remete ao sonho mais antigo do homem: voar e conhecer a sensação de flutuar no céu:



Festa da Isadora (da mamãe Aline) by Fabiana da Arte Atual



- Muitas cores, brincadeiras, músicas, sabores: mexer com os sentidos na forma mais ampla da palavra é o lema principal de uma festa bem brasileira: é mais do que um evento, é uma experiência vivenciada!
Festa do João Pedro (da mamãe Ana Lu)




Oficina de biscoitos. As crianças fazem, decoram, assam e depois comem seus próprios biscoitos ao longo da festa!


Para não errar:
- Cenários de chão dispensam qualquer outro adereço decorativo, por si só eles já preenchem o espaço de forma encantadora. Se for preciso, também podem substituir a decoração de mesa, deixando assim os móveis livres apenas para os itens do cardápio.
Tema Floresta dos Ursos Gulosos by Fabio Oliveira



Tema A Princesa e o Sapo by Fabio Oliveira


- Na hora de decidir a decoração cenográfica, escolha sempre o kit completo confeccionado em apenas um tipo de material: hoje temos esculturas em isopor, espuma, mdf, pelucia, resina e etc. Se for usar muitos bonecos, priorize que todos sejam feitos do mesmo material para criar identidade, harmonia e conexão entre eles.
Bonecas em tecido, festa da Yasmin



Esculturas em espuma, decoração by Pontual


Esculturas em pelucia, festa da Isabella (da mamãe Sheilla)


- Se puder, separe peças idênticas para repeti-las em outras mesas, isso cria unidade na decoração. Se tiver 3 ursos (ou bonecas, etc) iguais, coloque um na mesa principal, uma na de lembrancinhas e outro na de guloseimas por exemplo, em vez de todos juntos no mesmo móvel. Este artifício também funciona para vasos com flores entre a decoração ou, se não tiver dois ou tres objetos iguais, podem ser apenas do mesmo material e cor.

Festa da Laura (da mamãe Lais) by Fabio Oliveira - Happy Fest


- Deixe uma espaço livre entre uma peça e outra, assim cada uma delas poderá brilhar da forma que merece, sem ofuscar a outra.


- Balões podem ser usados a vontade em qualquer evento, jamais vão sair de moda: arcos, painéis, esculturas, flutuantes, metalizados, todos se encaixam perfeitamente a uma bela decoração cenográfica. Apenas é importante que a palheta de cores utilizada por mais variada que seja, fique sempre em harmonia com as esculturas, bolo ou doces. Cores repetidas em todas as aplicações é sucesso garantido: seja num arco na entrada da festa ou no painel da mesa do bolo.


- As toalhas da mesa principal podem ser bastante interessantes se mergulharem de vez no tema da festa. A cobertura do tampo da mesa pode ser com grama artificial e o babado (saia) ser mais temático: xadrez para picnic e fazendinha, de tule bem rodado para tema bailarina, de juta para floresta/safari, de palha para um luau ou tema praia. Não precisa ser muito franzido, só o suficiente para dar um movimento. Já no acabamento, um voil, tafetá ou cetim dobrado varias vezes forma um cordão longo para circular o tampo da mesa unindo a graminha com a saia. De 80 em 80 cm pode ser aplicado ou elemento do tema sobre este voil como uma mini bonequinha de pano, mini ursinho, flor articifial, carrinho, mas nada muito grande para não brigar com a decoração maior da mesa.



- O bolo pode ser colocado em uma mesa menor, em frente da mesa principal, pois no meio de muita decoração cenográfica ele pode ficar apagado e todos nós sabemos: além do aniversariante, o bolo é a estrela da festa!
Festa da Manuela (da mamãe Fernanda)


- Nestes casos muitos dos doces são servidos apenas pelos garçons pois há pouco espaço para eles nas mesas cenográficas. Então coloque um cardápio em cada mesa dos convidados para que eles saibam o que está sendo servido e quais as opções já que não poderão descobrir por si mesmos nas mesas de doces. Assim eles poderão perguntar/solicitar algo que tiverem vontade de provar.
Cardápio na festa da Bella (mamãe Janaina)


Algumas fotos estão sem legenda, pois recebo por e-mail e não tenho a procedência. Quem souber, basta avisar que dou os devidos créditos.
E siga sempre a sua intuição, como disse no post sobre festas estilo clean... Em tudo que fazemos de coração para ver um sorriso do nosso filho, transborda amor e carinho. É nítido a quem quer que olhe!
Por hoje é isso, quem tiver mais sugestões fique a vontade para mandar por e-mail ou comentários mesmo...

3 comentários:

  1. A festa de 1º e 2º ano do Erick foi nesse estilo. Inclusive a foto da decoração em espuma da pontual, é a mesma decoração de 1 aninho dele, eu amei hehe
    Bjs Fran!

    ResponderExcluir
  2. LIndas as festas, adoro tudo decorado, demonstra preocupação com os convidados

    ResponderExcluir
  3. Ufa! Achei alguém que curte decoração cenográfica neste mundo sobrecarregado de decoração minimalista. RS

    ResponderExcluir

Obrigado por sua visita. Deixe seu comentário ou sugestão que entraremos em contato!